Apostila Digital em PDF Concurso do Mapa – 2023- Fiscal Federal Agropecuário – ZOOTECNISTA
CARGO: ZOOTECNISTA
LÍNGUA PORTUGUESA
Compreensão e interpretação de textos; denotação e conotação; figuras; coesão e coerência; tipologia textual; significação das palavras; emprego das classes de palavras; sintaxe da oração e do período; pontuação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; estudo da crase; semântica e estilística.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Conceitos básicos do hardware e periféricos de um microcomputador. Browsers Internet Explorer, Firefox. Ferramentas e aplicações de informática. Ambientes Windows. Correio eletrônico. Procedimento para a realização de cópia de segurança (backup). Microsoft Office – Word e Excel. Conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso. Conceitos e tecnologias. Noções de Informática: Sistema operacional Windows XP e Windows 7. Microsoft Office: Word 2007, Excel 2007, PowerPoint 2007 e Microsoft Outlook 2007. Conceitos e tecnologias relacionados à Internet e a Correio Eletrônico. Internet Explorer 8. Conceitos básicos de segurança da informação.
RACIOCÍNIO LÓGICO
Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica Dedutiva, Argumentativa e Quantitativa. Lógica matemática qualitativa, Sequências Lógicas envolvendo Números, Letras e Figuras. Geometria básica. Álgebra básica e sistemas lineares.Calendários. Numeração. Razões Especiais. Análise Combinatória e Probabilidade. Progressões Aritmética e Geométrica. Conjuntos; as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Comparações.
CONHECIMENTOS GERAIS (ATUALIDADES 2023)
Domínio de tópicos relevantes de diversas áreas, tais como: política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas, a nível regional, nacional e internacional.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
ZOOTECNISTA
1. Legislação Federal sobre fiscalização de produtos destinados à alimentação animal. 2. Inspeção industrial e higiênico-sanitária de produtos destinados à alimentação animal. 3. Métodos de análise e amostragem de produtos destinados à alimentação animal. 4, Análises de resíduos e contaminantes, microbiológicas e físico-químicas de produtos destinados à alimentação animal. 5. Nutrição animal de ruminantes, monogástricos, inclusive de animais de companhia. 6. Processamento de alimentos e formulação de rações, concentrados, núcleos, premixes e suplementos. 7. Principais alimentos, suas características nutricionais e utilização na indústria da nutrição de animais. 8. Tipos e funções dos aditivos utilizados na alimentação animal. 9. Noções de Boas Práticas de Fabricação – BPF e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC. 10. Conhecimento básico sobre organismos internacionais (OMC, FAO, OMS e CODEX ALIMENTARIUS) e principais blocos econômicos (COSAVE, EU e MERCOSUL). 11. Legislação federal sobre melhoramento animal. 12. Influência do ambiente na produção animal. 13. Legislação Federal sobre registro genealógico. 14. Plantas forrageiras e pastagens. 15. Melhoramento genético aplicado à produção animal. 16. Pecuária Orgânica: conceitos, princípios, alimentação e manejo da produção animal orgânica. 17. Propriedade intelectual em biotecnologia e motivação geográfica. 18. Planejamento rural. 19. Economia rural. 20. Desenvolvimento territorial. 21. Noções gerais de cooperativismo. 22. Lei Federal nº 8.027, de 12 de abril de 1990 – Código de Ética dos Servidores Públicos.
CONTEÚDO EXTRA GRÁTIS
1. 52 Dicas para passar em concursos públicos
2. As vantagens da carreira pública
3. Como estudar para concurso público
4. Como vencer o sono durante os estudos
5. Curso de Leitura
6. Curso de Memorização
7. Estudando Antes do Edital
8. Técnicas de Redação
9. Provas Anteriores
10. Bateria de Questões de cada Disciplina.
Quais as opções para pagamentos que posso escolher ?
Aceitamos Cartão de Crédito , e PIX via MERCADO PAGO
ATENÇÃO: PAGAMENTO NO PIX E CARTÃO
ENVIO IMEDIATO NO SEU E-MAIL OU NA SUA CONTA EM NOSSO SITE.
NOTÍCIAS SOBRE CONCURSO PÚBLICO
CONCURSO MAPA 2023
Situação do concurso MAPA
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) solicitou ao Ministério da Economia a abertura de um novo edital com 1660 vagas, sendo:
260 vagas de Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA)
352 para o Plano de Carreira dos Cargos de Atividades Técnicas e Auxiliares de
Fiscalização Federal Agropecuária (PCTAF)
217 para Ciência e Tecnologia (C&T)
831 para o Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE)
É importante ressaltar que esta quantidade ainda deverá ser avaliada para posterior autorização.
Inclusive, recentemente, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Portaria MAPA Nº 219 que estabelece as regras de remoção de servidores da defesa agropecuária no âmbito da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA.
Importante lembrar que a realização de um novo concurso MAPA é primordial para repor o quadro de pessoal da autarquia. Por conta do atual déficit, o governo precisou nomear candidatos aprovados no concurso realizado em 2017. A autorização para posse ocorreu no ano de 2020, e teve sua autorização publicada no DOU.
O prazo de validade do concurso MAPA, aberto em 2017 e homologado no ano de 2018, foi prorrogado e continuará vigente até 2022.
Etapas do concurso MAPA
Se você quer saber o que estudar para o concurso do MAPA, infelizmente ainda não temos como confirmar quais serão as etapas do novo edital. Mas, para você saber como passar no concurso do MAPA, separamos as fases dos concursos de 2017 e 2014 para ajudar a acelerar a sua preparação!
Prova Objetiva do MAPA
Em 2017 a seleção para o cargo AFFA teve Prova Objetiva de conhecimentos gerais e específicos, dividida entre os seguintes temas:
Língua Portuguesa – 10 questões
Língua Inglesa ou Espanhola – 5 questões
Direito Constitucional, Direito Administrativo e Ética Pública – 10 questões
Informática básica – 5 questões
Conhecimentos específicos – 40 questões
Na época, a aplicação das provas aconteceu nas cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.
E em 2014, para todos os cargos foram aplicadas provas escritas objetivas de múltipla escolha com duração de 4 horas. Para os cargos de Nível Superior, a divisão das questões foi a seguinte:
Língua Portuguesa – 10 questões
Raciocínio Lógico – 5 questões
Conhecimentos de Informática – 5 questões
Conhecimentos Específicos – 20 questões
Conhecimentos Gerais – 10 questões
Por outro lado ainda em 2014, para os cargos de Nível Fundamental, Médio e Médio Técnico, as questões foram divididas entre as seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa – 10 questões
Raciocínio Lógico – 10 questões
Conhecimentos de Informática – 5 questões
Conhecimentos Específicos – 20 questões
Conhecimentos Gerais – 5 questões
Prova discursiva do MAPA
Em 2017 a prova discursiva valia 100 pontos e consistia de 1 Estudo de Caso, em um mínimo de 45 e um máximo de 60 linhas.
Já no certame de 2014, foram aplicadas provas escritas discursivas de caráter eliminatório e classificatório, no mesmo dia de realização das provas objetivas, e elas continham:
1 estudo de caso para os cargos de nível superior, sobre tema de natureza técnica específica de cada cargo e
1 redação para os cargos de nível médio técnico, médio e fundamental, sobre tema da atualidade.
É importante destacar que em 2014 tanto o estudo de caso quanto a redação tiveram o valor de 40 pontos. E ainda, foram considerados aprovados apenas os candidatos que obtiveram o percentual mínimo de 50% de aproveitamento nos pontos da referida etapa.A Assessoria de Comunicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (concurso MAPA) confirmou que foram solicitadas ao Ministério da Economia 1.675 vagas para concurso público e 69 processo seletivo simplificado dentro do órgão. Como o último concurso ainda continua vigente, a expectativa é que o próximo edital seja publicado em 2020. Atualmente, a solicitação encontra-se na Divisão de Concursos Públicos do Ministério da Economia.